#ConheçaFloripa:

Ilha de Anhatomirim

A Ilha de Anhatomirim, que significa “pequena ilha do diabo” em língua tupi, está situada na Baía Norte da ilha de Santa Catarina, atual município de Governador Celso Ramos, no litoral do estado.

A fauna marinha é rica, com ouriços, estrelas-do-mar e peixes variados. Uma das grandes atrações são os golfinhos que nadam em suas águas verdes e cristalinas. Três pequenas praias arenosas completam o seu litoral charmoso, e, ao sul da ilha, há uma pequena praia e um trapiche para atracação de barcos e desembarque de passageiros.

A Ilha de Anhatomirim está contida na Área de Proteção Ambiental (APA), e a exploração de seus recursos naturais é severamente limitada pelas leis municipais. É por isso que está sendo tão bem cuidada e pode receber os turistas o ano todo.

Nesta ilha rochosa foi construída, no século XVIII, a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, que foi restaurada, e hoje é uma das atrações turísticas de Florianópolis.Sua fortificação foi conquistada e ocupada durante a invasão espanhola da ilha de Santa Catarina, no início de 1777. A região somente voltou ao domínio português com o Tratado de Santo Ildefonso, em outubro do mesmo ano. Durante a Segunda Guerra Mundial, a ilha abrigou uma estação rádio telegráfica da Marinha do Brasil, que depois foi abandonada.

Essa Fortaleza é um monumento tombado como patrimônio histórico e artístico nacional, desde 1938. Foi restaurada na década de 1980, passando a sediar estações de aquicultura e oceanografia, exposições de artesanato e de arqueologia, ligados à Universidade Federal de Santa Catarina, e, nos últimos anos, tem sido incorporada à campanhas educativas e turísticas, visando a divulgação do aspecto histórico e cultural das construções militares do litoral sul brasileiro.

O acesso à ilha é possível através do serviço de barcos de passeio, que partem de três principais pontos de Florianópolis: o trapiche de Canasvieiras, o trapiche da Beira-Mar Norte e sob a Ponte Hercílio Luz. Pode-se fazer a travessia também em pequenas embarcações que partem das praias do Sambaqui, Daniela e Praia do Forte, localizadas ao norte de Florianópolis e, também, pela Praia do Antenor, no município de Governador Celso Ramos.

A maravilhosa Ilha de Anhatomirim fica a apenas 34km do Cambirela Hotel. Venha se hospedar aqui e esteja muito bem localizado, entre os paraísos que circundam a Grande Florianópolis.

Ainda não há comentários! Você será o primeiro a comentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *