#ConheçaFloripa:

Museu Victor Meirelles

O Museu Victor Meirelles é dedicado principalmente à preservação da memória e da obra de Victor Meirelles de Lima, um dos mais importantes pintores do Romantismo brasileiro. O Museu foi instalado em 1952, na antiga moradia do pintor, um sobrado tipicamente luso-brasileiro do final do século XVIII, localizado no Centro de Florianópolis.

 

Victor Meirelles de Lima nasceu em Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis, em 18 de agosto de 1832, filho do imigrante português Antônio Meirelles de Lima e da brasileira Maria da Conceição. Viveu uma infância pobre e teve sua vocação revelada ainda quando criança, realizando paisagens da cidade. Foi estimulado pelos seus pais e apoiado pelas autoridades oficiais da época: aos quatorze anos de idade ele ganhou uma bolsa para frequentar a Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro. E, aos vinte anos, com a tela “São João Batista no Cárcere” – 1852, Victor Meirelles conquistou o Prêmio Especial de Viagem à Europa.

 

De 1853 a 1861, viveu primeiro na Itália e em seguida na França, onde se dedicou ao estudo e ao trabalho. De volta ao Brasil, o artista recebeu o título de Cavaleiro da Ordem da Rosa e foi nomeado professor de pintura da Academia Imperial de Belas Artes. A partir de então, Victor Meirelles se transformou numa das maiores expressões das Artes Plásticas no Brasil do século XIX.

 

Autor de quadros históricos, retratos, panoramas e da mais popular das telas brasileiras, a “Primeira Missa no Brasil” , exposta no Salão de Paris em 1861 (obra pertencente ao acervo do Museu Nacional de Belas Artes/IBRAM/MinC), Victor Meirelles deixou um extraordinário acervo, minuciosos esboços, estudos em papel e óleos sobre tela. O artista faleceu no Rio de Janeiro em 22 de fevereiro de 1903.

 

O núcleo principal do museu é, naturalmente, a coleção de peças criadas por Victor Meirelles. Nela existem pinturas, estudos, desenhos e aquarelas de várias fases de sua carreira, desde obras iniciais como as paisagens da antiga Vila do Desterro (hoje Florianópolis), passando por aquarelas de trajes italianos realizadas na Itália, envios de peças enquanto bolsista na Europa, como a cópia do Naufrágio da Medusa, de Géricault e “A degolação de São João Batista”, e também estudos para obras célebres como “A Primeira Missa no Brasil”, “A Batalha de Guararapes” e “A Passagem de Humaitá”. “A Primeira Missa no Brasil” é a mais popular das telas brasileiras, reproduzida em cadernos escolares, selos, cédulas monetárias, livros de arte, catálogos e revistas.

 

Venha conhecer esse tão importante museu, a apenas 8km do Cambirela Hotel.

 

Museu Victor Meirelles – Rua Victor Meirelles, 59 – Centro.

De terça a sexta-feira, das 10h às 18h. Sábados das 10h às 14h. Domingos e feriados (fechado). Entrada gratuita. Contato: (48) 3222-0692.

Ainda não há comentários! Você será o primeiro a comentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *