#ConheçaFloripa:

A Praia do Rosa

Não, as areias da praia não são cor-de-rosa. Na verdade esse nome surgiu em homenagem ao pescador Dorvino Manoel da Rosa, que foi uma das primeiras pessoas a povoar a praia, na década de 70, quando não tinha nem energia elétrica, apenas pouquíssimas casas de pescadores. Depois disso a praia começou a receber muitos jovens hippies e surfistas, e como não haviam hotéis e pousadas, eles se hospedavam nas casas dos pescadores que ali viviam.

 

A energia elétrica chegou nos anos 80 e hoje a Praia do Rosa é internacionalmente conhecida, ainda mais depois de o prestigiado jornal inglês The Guardian a considerar como um dos “7 paraísos escondidos do mundo”. É também ranqueada como “uma das trinta baías mais belas do mundo” e uma das “dez baías mais bonitas do Brasil”. É um dos destinos mais belos do planeta, um verdadeiro paraíso natural, com a mesma tranquilidade de antigamente, mas agora com uma sólida estrutura turística, com pousadas, bares e restaurantes, além de diversas opções de aventura, como surf, piscinas naturais, trilhas, cavalgadas, salto de paraquedas e muito mais.

 

Cartão-postal do município de Imbituba, onde é situada, está a somente 90km de Florianópolis, a 35km da Guarda do Embaú, 40km de Laguna, e 20km de Garopaba. A Praia do Rosa funciona o ano todo, pois é uma mistura perfeita de praia com serra. Inclusive é no invernos que acontece o passeio de observação das baleias.

 

Em maio e junho tem a pesca artesanal da tainha, que movimenta a comunidade nativa. De agosto a novembro a baleia Franca visita a praia. Já que elegeu este paraíso como seu berçário natural, aqui ela alimenta seus filhotes nos seus primeiros meses de vida, para daí partir para viagens mais longas.

 

O Rosa não é uma praia só. Ao norte, temos 5 praias: a Vermelha, uma praia particular com acesso somente por trilha, o Ouvidor, uma enseada muito simpática e tranqüila, a Barra, a Ferrugem e a Silveira.

 

Considerada uma das melhores praias do país para a prática de windsurf e kitesurf,  recebe anualmente campeonatos brasileiros das duas categorias.

 

Tem também a Lagoa de Ibiraquera, que é famosa pela pesca do saboroso camarão rosa e pela preservação ambiental, já que faz parte da Área de Preservação Ambiental (APA) da Baleia Franca. Com  seus ventos constantes e águas tranqüilas, uma variedade de espécies da fauna e flora local completam o cenário cinematográfico dos pescadores.

 

Ainda tem dúvidas? Venha conhecer a Praia do Rosa e todas as maravilhas que fazem parte desse lugar incrível.

Ainda não há comentários! Você será o primeiro a comentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *