#ConheçaFloripa:

Pratos típicos de Florianópolis

A gastronomia em Florianópolis, assim como a cultura e o artesanato da Ilha, tem forte influência da Ilha dos Açores, em Portugal. Ainda hoje é possível perceber a herança açoriana por todo o estado de Santa Catarina. Para aqueles que apreciam a boa culinária portuguesa e europeia, Florianópolis é o local perfeito para um roteiro gastronômico.

 

Os portugueses que viveram aqui aproveitaram bem os temperos indígenas e a ampla experiência com o mar para criar uma culinária simples, mas muito saborosa, à base de peixe, camarão, marisco, berbigão, carne de siri, polvo e lula. Florianópolis também é o maior produtor de ostras em cativeiro do país, e, também por isso, os pratos com ostras são famosos e têm até restaurantes exclusivos. Elas podem ser provadas vivas ou cozidas, temperadas apenas com sal e limão, defumadas, gratinadas e até empanadas, no melhor estilo à milanesa.

 

Os peixes e frutos do mar são servidos defumados, fritos, assados em folhas de bananeira ou em telhas de cerâmica, pratos típicos conhecidos como cozido açoriano. O clássico “posta de peixe frito com pirão de farinha de mandioca” não pode faltar por aqui, com fãs assumidos e diferentes variações.

 

O pirão e o caldo de peixe são saborosíssimos e apresentados na maioria dos restaurantes, desde os mais simples até os mais sofisticados. Temos uma variedade imensa de peixes, sendo os mais conhecidos:  Tainha, Anchova, Badejo, Garoupa, Cação, Peixe Espada, Abrótea, etc… Tainha escalada, tainha frita, tainha ensopada: super comum na Ilha em algumas épocas do ano, a Tainha é presença constante nos estabelecimentos.

 

Fritada de berbigão e o pastel de berbigão também são muito conhecidos e fazem o maior sucesso com os turistas. É só pedir um pastelzinho com uma cervejinha gelada pra acompanhar, hummmmm….

 

Vamos por regiões: conheça o melhor da culinária em cada cantinho da ilha:

 

Ribeirão da Ilha

Neste bairro localizado no Sul da Ilha existem inúmeras fazendas marinhas de cultivo de ostras e mariscos. A maioria dos restaurantes que servem estas iguarias está localizada à beira-mar, com uma linda vista da Baía Sul e do Morro do Cambirela.

 

Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui

Roteiro gastronômico famoso no Norte da Ilha, estas duas localidades estão situadas à beira-mar e possuem restaurantes típicos que servem frutos do mar. Há também estabelecimentos especializados em gastronomia portuguesa e italiana, entre outros.

 

Avenida das Rendeiras

Nesta avenida localizada na Lagoa da Conceição há muitos restaurantes típicos que servem a famosa Sequência de Camarão (ao bafo, à milanesa, ao alho e óleo), além de outros pratos à base de frutos do mar.

 

Canal da Barra da Lagoa

Liga a Lagoa da Conceição ao mar, com alguns restaurantes típicos ao longo do canal.

 

Costa da Lagoa

Charme total: nesta pequena comunidade de pescadores, localizada às margens da Lagoa da Conceição, há inúmeros restaurantes típicos que servem pratos à base de frutos do mar. O local só acessível por barco ou por trilhas a pé. Embarcações com linhas regulares saem do terminal de transporte marítimo, na ponte da Lagoa da Conceição (40 min) ou de uma estrada de terra transversal à Rodovia João Gualberto Soares – SC-406 (10 min).

Enfim, Florianópolis pode ser considerada uma iguaria à parte: são inúmeras as opções de pratos típicos e delícias. Não tem erro! Venha conhecer as maravilhas culinárias da nossa ilha! Hospede-se no Cambirela Hotel. www.cambirelahotel.com.br

Ainda não há comentários! Você será o primeiro a comentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *